A INFLUÊNCIA DA AMINOGUANIDINA NA HOMEOSTÁSE ÓSSEA
Main Article Content
Abstract
Introdução: A homeostase óssea é o processo dinâmico pelo qual o tecido ósseo é continuamente remodelado. a atuação exacerbada da inos interrompe o delicado equilíbrio entre a destruição e a produção óssea.
Justificativa: A aminoguanidina é um fármaco que atua de maneira específica inibindo a atividade da enzima inos e, por consequência, reduz a destruição óssea.
Objetivo: Realizar uma revisão de literatura para investigar a influência da aminoguanidina na reabsorção óssea e compreender como ela pode auxiliar limitando o estresse oxidativo.
Metodologia: A partir de uma busca na base de dados pubmed, utilizando as palavras-chave (“aminoguanidine”, “nitric oxide” e “bone”) combinadas entre si, foram encontrados 13 artigos em inglês publicados nos últimos 21 anos. após os critérios de elegibilidade, foram selecionados sete estudos que comparavam a utilização da aminoguanidina na homeostase óssea.
Resultados: Estudos revelam que a aminoguanidina possui potencial para melhorar de forma acentuada o equilíbrio da saúde periapical, reduzindo a densidade de células inflamatórias e a ocorrência de necrose, favorecendo a preservação dos tecidos, incluindo os periodontais.
Discussão: A literatura indica que o tratamento com aminoguanidina é capaz de reduzir significativamente diversos parâmetros inflamatórios, protegendo contra danos teciduais associados à periodontite por meio da diminuição da produção de óxido nítrico e do estresse oxidativo.
Conclusão: O bloqueio da inos pode favorecer a preservação dos tecidos diante de processos inflamatórios, mostrando-se uma estratégia promissora no controle da reabsorção óssea.