USO DA TERAPIA FOTODINÂMICA COMO ADJUVANTE NO TRATAMENTO PERI-IMPLANTAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: Diante de recorrentes casos peri-implantares, a busca por um tratamento que atue como adjuvante ao debridamento mecânico, considerado o “padrão ouro”, tem levado à investigação da terapia fotodinâmica como um novo aliado do cirurgião-dentista.
Objetivo: Realizar uma revisão de literatura acerca do uso da terapia fotodinâmica como tratamento adjuvante na peri-implantite.
Metodologia: Foi efetuada uma busca na base de dados PubMed com os descritores “photodynamic therapy” e “peri-implant”, cadastrados no MeSH e combinados entre si pelo operador booleano “AND”. Foram encontrados 128 artigos na língua inglesa. Após leitura crítica de títulos e resumos, 5 artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão: ensaios clínicos randomizados publicados nos últimos 5 anos e relevância ao tema. Os critérios de exclusão foram: fuga ao tema, livros, documentos, corte temporal e relatos de caso.
Revisão de literatura: O uso da terapia fotodinâmica mostra-se promissor e eficaz nos tratamentos peri-implantares, seja isoladamente ou em associação com algum material complementar, apresentando bons índices de redução na profundidade de sondagem pós-tratamento, tanto em pacientes saudáveis quanto em tabagistas ou diabéticos. No entanto, para ganho ósseo, mais pesquisas são necessárias.
Considerações finais: O uso da terapia fotodinâmica mostrou-se um aliado clínico no tratamento peri-implantar, apresentando bons resultados em ganho de tecido mole quando utilizada em conjunto com o debridamento mecânico.