PROCEDIMENTOS DE DESCONTAMINAÇÃO APÓS CONTAMINAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO

Conteúdo do artigo principal

Pedro Levi Menezes Andrade
Susana Joice Mendes Maia
Karlos Eduardo Rodrigues Lima
Lidiane Costa de Souza
Vicente de Paulo Aragão Saboia

Resumo

Introdução: Este estudo avaliou o efeito de estratégias de descontaminação na recuperação da resistência de união (RU) à dentina de um sistema adesivo universal (SA) aplicado na estratégia de condicionamento e lavagem após contaminação por saliva.


Metodologia: Utilizaram-se 72 terceiros molares divididos em 12 grupos (n=6), de acordo com o momento da contaminação — após condicionamento ácido (C1), após aplicação do adesivo não polimerizado (C2) e após polimerização do adesivo (C3) — e os procedimentos de descontaminação aplicados: lavagem + secagem com ar (LS); LS + recondicionamento ácido (AC); LS + reaplicação do adesivo (AD); LS + AC + AD; e LS + remoção com broca (RB) + AC + AD. O SA foi aplicado com ou sem contaminação e submetido ou não às estratégias de descontaminação. Após isso, foram confeccionadas amostras de dentina/resina para avaliação da RU por ensaio de microtração e do padrão de fratura (PF), imediatamente e após 6 meses. Os resultados foram analisados por ANOVA two-way e pós-teste de Tukey (p<0,05).


Resultados: A contaminação mais crítica ocorreu em C2. A descontaminação com recondicionamento ácido (LS + AC) prejudicou a adesão em C1. Em C2, a descontaminação LS mostrou-se similar à contaminação em 24h; após 6 meses, todas as estratégias foram eficazes. Em C3, as descontaminações foram efetivas em ambos os tempos. A análise do PF indicou predominância de falhas adesivas.


Conclusão: A contaminação em qualquer etapa é prejudicial, sendo necessária uma intervenção. Contudo, a reaplicação do ácido fosfórico após contaminação deve ser evitada, optando-se por estratégias de LS, LS + AD ou LS + RB + AC + AD.

Detalhes do artigo

Como Citar
PROCEDIMENTOS DE DESCONTAMINAÇÃO APÓS CONTAMINAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO. (2025). Brazilian Journal of Dentistry and Oral Radiology, 4(Suppl.3), xxviiijao4. https://doi.org/10.52600/2965-8837.bjdor.2025.4.xxviiijao4
Seção
PRÊMIO CHANCELER AIRTON QUEIROZ

Como Citar

PROCEDIMENTOS DE DESCONTAMINAÇÃO APÓS CONTAMINAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO. (2025). Brazilian Journal of Dentistry and Oral Radiology, 4(Suppl.3), xxviiijao4. https://doi.org/10.52600/2965-8837.bjdor.2025.4.xxviiijao4

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.