MÉTODO AVALIATIVO DE MOVIMENTAÇÃO COM ALINHADORES: RELATO DE CASO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: Os alinhadores transparentes estão se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos, e a tecnologia CAD/CAM foi introduzida como parte do tratamento ortodôntico, prevendo a sequência de movimentação dentária e o resultado final, com a correta oclusão estabelecida. Nesse contexto, a expansão dentoalveolar é um dos movimentos dentários mais utilizados na mecânica do uso dos alinhadores, buscando aumentar a largura do arco dentário.
Objetivo: Relatar método de avaliação da eficácia da expansão dentoalveolar em um caso clínico de tratamento com alinhadores.
Relato de caso: Paciente A.B.P., sexo feminino, 12 anos, realizou tratamento ortodôntico durante 7 meses e meio com alinhadores ClearCorrect. A coleta de dados foi dividida em três grupos: STL1, correspondente ao escaneamento inicial realizado antes das intervenções; STL2, encontrado no software de planejamento ClearPilot; e STL3, contendo o resultado obtido após a finalização do tratamento. A precisão da expansão alcançada foi calculada pela diferença entre o STL final e o STL proposto pelo software ClearPilot. Os modelos foram abertos com o programa Medit Design, utilizando medidas lineares em milímetros. Houve aumento nas medidas da largura gengival canina (de 24,74 mm para 25,51 mm) e da largura inter primeiros pré-molares (de 42,52 mm para 43,18 mm). As medidas das larguras das cúspides intercanina e inter segundos pré-molares apresentaram variações discretas, mas mantiveram-se próximas ao planejado.
Conclusão: Os resultados obtidos demonstraram a eficácia do método para avaliação dos movimentos com alinhadores.